domingo, 2 de fevereiro de 2014

Ao Advogado Secretário de Educação: Dr. Arlington Almeida




 Assim começo: A Secretaria de Educação precisa de liderança e competência. De pronto, esses são os requisitos a serem analisados quando da nomeação do Ilustre amigo e colega Advogado Dr. Arlington Almeida para assumir a pasta. 

 O discurso bestial de que só um professor é digno de ocupar a Secretaria Municipal de Educação cai completamente por terra, tendo em vista os exemplos bem sucedidos na história do governo da Paraíba e do Brasil. Harrison Targino Advogado assumiu a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba, da mesma forma José Serra Economista foi Ministro da Saúde. Ambos, tanto Serra quanto Harrison. não cometeram nenhum absurdo a frente de suas pastas pelo fato de terem formação em outra área, muito pelo contrário desempenharam sua funções tão bem ou melhor quanto os seus antecessores. 

 Por esta razão é que devemos verificar a liderança e a competência de quem está a frente de uma Secretaria. Mesmo se um Professor ocupar o cargo de Secretário de Educação, mesmo se for um Assistente Social a ocupar a Secretaria de Desenvolvimento Social, ou se for Médico ou Odontólogo responsável pela Secretaria de Saúde, a exigência para um bom desempenho é que sejam lideres e competentes, pois não basta apenas ser Professor, Assistente Social, Médico ou Odontólogo para bem gerir e desempenhar um grande trabalho perante qualquer Secretaria. 

 Daí é que vem o mérito e prestígio do Professor Oswaldo pois, indubitavelmente, é uma liderança e exerce com zelo aquilo que faz e gosta, é também um intelectual e sabe muito bem gerir pessoas, em especial os seus pares, esses atributos são inerentes a pessoa do Professor Oswaldo, são atributos pessoais seus, não são automaticamente advindos da sua formação de professor, de modo que nem todo professor desempenharia um bom trabalho diante da Secretaria de Educação do Município. 

 E sabe por quê? Porque é fato que liderança e competência não se encontram em todos os Professores, Médicos, Advogados, Contadores... Da mesma forma, nem todo Advogado realizaria um excelente trabalho a frente da presidência da Seccional da OAB. 

 Infelizmente, o professor Oswaldo, por razões que não cabe aqui discutir, deixou a Secretaria, o que é lamentável, pois a obra que realizaria naquela Secretaria iria deixar todos os predrafogueses eternamente gratos

 Todavia, como na Administração Pública ninguém é insubstituível, viu-se, com maestria, na pessoa de Dr. Arlington Almeida um brilhante Secretario de Educação que, igualmente, irá deixar os pedrasfogueses eternamente gratos pelos trabalhos ali realizados.
 Com o suporte gerencial que há naquela Secretaria na pessoa das assessoras, ouso vaticinar que o novo Secretário de Educação irá revolucionar o sistema educacional do município, pois vai extrair de imediato todas as necessidades e percalços daquela Secretaria, apresentado com eficácia e eficiência soluções para os problemas existentes. Para tanto tenho a certeza que não lhe falta postura, garra, comprometimento, interesse, ousadia, competência e vontade.

 Um forte abraço, sucesso e que se iniciem os trabalhos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário