segunda-feira, 1 de julho de 2013

Qual é a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida?

O ofício de uma boa formação

Dizem que a vida é feita de escolhas. Tal afirmativa nos leva a lugar comum. Entretanto, os caminhos que cada indivíduo delimita ao longo de sua trajetória terão implicação direta tanto na vida pessoal quanto na profissional. Sob esse prisma é possível traçar uma relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida. Para tanto, o esforço juntamento com o autoconhecimento são fatores decisivos no sucesso profissional.

O estudo é um fator de mobilidade social. São muitas as histórias de pessoas que alcançam hoje posição profissional elevada devido à educação. Exemplo disso é o recém-eleito presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa, que, saindo de uma família humilde, por seus estudos e esforços pessoais, alcançou o órgão de cúpula do judiciário brasileiro, demonstração direta de estudo e carreira bem sucedida.

Além disso, outro fator decisivo no sucesso profissional é o autoconhecimento. Ao longo da formação educacional a pessoa apreende a se conhecer melhor e com isso alcança maiores possibilidades de escolher  a profissão certa. Um excelente médico, advogado, padeiro ou qualquer outro profissional será bem sucedido se estiver fazendo aquilo que lhe traga satisfação pessoal.

Pelo exposto, não restam dúvidas de que a relação entre educação e profissão com sucesso possui certo paralelo, o que não é uma máxima, mas são vários os exemplos que corroboram tal tese. O sucesso na carreira, assim como o sucesso em qualquer área da vida, depende de uma boa formação, do grau de comprometimento,  do autoconhecimento,  do esforço e da determinação de cada pessoa, na tentativa de fazer o melhor sempre, no seu dia-a-dia e no seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário